Planejamento Trimestral

Hoje eu terminei de digitar um plano detalhado para meus próximos três meses, o qual tem cerca de 10 páginas. Eu reviso as minhas metas a cada 90 dias, um processo que apesar de ser um pouco cansativo (usualmente algo entre 10 a 15 horas de trabalho), é uma ferramenta essencial para mim, não apenas para tocar meu próprio negócio mas também para gerenciar toda a minha vida. Vida está que pode tornar-se um tanto complicada as vezes, sendo fácil de ser jogado fora da trilha por pressões externas se você não souber precisamente a direção a seguir. Quando você está trabalhando por vários dias em um projeto em particular e uma nova oportunidade aparece em uma área totalmente diferente, pode ser difícil tomar uma decisão clara se você não tiver a habilidade de tirar sua mente fora daquele projeto e analisar a situação pelo que ela é. Ao ter um plano por escrito vai permitir a você mesmo avaliar a sua situação atual, a partir de uma visão do alto, permitindo a tomada mais consistente de decisões.

Há 3 anos eu escrevi alguns artigos sobre como definir metas e planejamento, e fora alguns poucos ajustes, eu hoje continuo seguindo a mesma abordagem. Mas uma coisa que agora incluo nos meus documentos de planejamento é uma lista de pressupostos que eu assumi na hora de montar o plano. Estes são em frequentemente pressupostos sobre o que eu espero que vá acontecer, tipo quanto tempo vai levar para completar um projeto em particular. Invariavelmente depois de algumas semanas seguindo o plano eu atinjo algum obstáculo. Daí eu retorno à minha lista de pressupostos e procuro por aquele que está incorreto. Daí eu ajusto estes pressupostos até que eles aparentam ser corretos e faço um ajuste correspondente ao plano. Mas se eu descubro que todos os meus pressupostos aparentam estar certos, então é usualmente seguro dizer que o núcleo do meu planejamento continua valendo. Talvez eu precise apenas ajustar a maneira como estou implementando o plano. Só hoje eu tive que deixar passar duas ofertas de licenciamento. Superficialmente esas ofertas pareciam lucrativas, mas em face dos meus objetivos de longo termo, estava claro que elas me tirariam do caminho que eu tracei a longo prazo.

Quando você cria um plano de 90 dias, você está de fato olhando muito mais adiante do que 90 dias. Eu normalmente penso em pelo menos uns dois anos na frente para descobrir no que eu deveria estar me focando nos próximos 90 dias. Há muitas decisões que parecem boas quando consideradas em um intervalo de tempo de 3 a 6 meses, mas quando você olha dois ou mais anos na frente, estas decisões podem parecer problemáticas. É como a inteligência artificial em um jogo de xadrez. O jogador digital pode considerar que um movimento é melhor se forem consideradas 5 jogadas na frente, mas se forem consideradas 10 jogadas, ele pode escolher um movimento diferente das peças. É similar quando fazemos planos de curto prazo. Você vai criar o melhor plano se você planejar alguns anos na frente para ver onde a sua ideia vai leva-lo, e então usar esta perspectiva de longo prazo para decidir o que precisa ser feito neste momento. E para decisões grandes, tipo se você quer ter um outro filho, talvez você deva extrapolar seus planos ainda mais adiante no futuro. A visão de longe ajuda a focar a visão de perto.

Quando eu era solteiro, vivia sozinho e ainda não tinha iniciado meu próprio negócio, este tipo de planejamento detalhado iria muito provavelmente ser exagerado. Mas agora que a minha vida é um pouco mais complexa, estes planos me ajudam a sair do atoleiro de confusões e realmente focar. O mais complicado a minha vida se torna, mais importante é para mim o tempo gasto clarificando as minhas metas e planos.

O aspecto principal em que um plano escrito me ajuda é a me dar uma sensação de paz, sabendo que eu pensei tudo de uma maneira consciente, e que está tudo coberto. Muitas vezes é difícil  fazer escolhas como … devo dedicar mais tempo à minha esposa e filhos, ou fazer exercícios, ou praticar a minha próxima palestra, eu escrever um artigo, ou trabalhar no meu livro, ou trabalhar em algumas tarefas de marketing, ou jogar baralho, ou ler um livro? Uma coisa que eu tenho é que não sou muito bom em tomar estes tipos de decisões no improviso. Eu acabo dando mais atenção para uma coisa ao invés da outra, e algumas vezes isso causa algo importante a escapar pelos dedos. Eu simplesmente não tenho tempo para extrapolar uma decisão vários anos no futuro na medida que vou improvisando cada uma que eu tomo. E é somente através de um planejamento de alto nível que posso confiar que conseguirei encontrar um equilíbrio e terminar as tarefas realmente importantes, enquanto decidindo conscientemente que áreas requerem menos atenção naquele momento. Eu posso confiar no plano porque eu sei que já gastei tempo pensando e analisando como criar-lo. Assim este atua como uma ferramenta que me ajuda a simplificar e agilizar as decisões do dia-a-dia.

Uma vez que você tenha um plano escrito sólido, o próximo truque é aprender como trabalhar-lo efetivamente. Eu gerencio o meu fluxo de trabalho diário usando um sistema baseado no livro “A Arte de Fazer Acontecer” de David Allen.

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