Um exercício em curiosidade
bons hábitos e bom senso
Mais sobre Planejamento
- Post Original
- Autor: Steve Pavlina
- Adaptação: Tiago Owzzy
Eu tenho recebido algumas perguntas (em canais públicos e privados) sobre o meu post anterior sobre planejamento. Por isso acho que é necessário revisitar o tema para responde-las…
O planejamento é uma tarefa trabalhosa. E é difícil manter os planos atualizados. Então, por que gastar tempo com isso?
O melhor conselho que eu posso dar aqui é para tentar das duas maneiras e decidir por você mesmo. Apesar de que seria melhor testar o processo em um período de tempo longo, como 90 dias, você pode fazer um experimento simples em apenas alguns dias. No DIA UM não crie nenhum plano para aquele dia e veja o que acontece. Faça as coisas como você o faria normalmente. Se você quiser, você pode até mesmo usar o dia de ontem para esta primeira parte. Mas na noite anterior ao DIA DOIS, dedique cerca de 30 minutos para determinar metas claras para o próximo dia (algo como três metas é um bom número), e planeje os detalhes dessas metas para criar uma lista de tarefas necessárias para atingir cada uma das metas. Daí crie uma agenda para seu dia, não apenas para seu horário de trabalho, mas todo o dia, do momento em que você acorda até o momento em que for dormir. Planeje para um dia com alguns desafios mas um onde você acredite poder completar. Force você mesmo um pouco, mas mantenha-se dentro daquilo que você pode terminar. Pense sobre o que você consideraria o melhor uso possível para aquele dia. Daí viva aquele dia de acordo com o seu plano escrito da melhor forma que você puder.
Após passar por ambos os dias, o dia sem planejamento e o dia planejado, você decide qual você gostou mais. Você pode tomar notas sobre a sua experiência ao fim de cada dia, ou mesmo seus sentimentos. Talvez dar uma nota de 1 a 10 para cada um. Pense sobre onde você vai estar em um ano se você estendesse esse experimento para 365 ‘dias um’ e 365 ‘dias dois’. Note que não há uma prescrição para o que é certo e o que é errado aqui. A escola depende dos seus valores pessoais.
O que você vai vivenciar provavelmente no DIA DOIS é que as coisas não ocorrem exatamente conforme o planejado. Isso é normal. Mas mesmo que as coisas não tenham ido exatamente de acordo com o plano, como elas se saíram se comparas com as do DIA UM? Os resultados foram melhores ou piores? E valeu você ter gasto 30 minutos extras para criar o plano?
Agora, se você não quiser gastar um dia inteiro para fazer isso, eu vou te passar uma versão mais curta. Ponha de lado dois blocos de 2 horas cada durante o seu dia hoje mesmo. Não importa em que momento do dia, mas será melhor se forem em momentos em que seu nível de energia seja similar durante ambos, e onde o nível de interrupções que você vai ter sejam semelhantes. Se você não conseguir ter dois blocos de duas horas no mesmo dia, então use o mesmo período de tempo em dias diferentes. No primeiro intervalo de duas horas, faça as suas coisas como você normalmente faria. Esse vai ser o seu teste de controle. De fato, se você quiser fazer deste as suas duas últimas horas de trabalho, isso provavelmente está bem. Mas para o segundo período de duas horas, gaste 15 minutos fazendo uma lista detalhada de tudo o que você quer terminar neste período. Daí organize a próxima 1h e 45m em intervalos de 15 minutos e siga o seu plano. Veja então qual intervalo de tempo você gosta mais.
Sim, é difícil manter planos atualizados, mas o plano por si só não é tão importante quanto o hábito de planejar. É a ideia de usar uma visão do futuro para modelar as suas decisões no presente, e este é o valor real do planejamento. O benefício de um plano escrito é que ele permite que você reveja instantaneamente aquela visão do futuro em qualquer momento por simplesmente reler o seu plano.
Qual é a conexão entre planejamento e visualização?
Eu considero o planejamento como uma ferramenta para visualização ao invés do contrário. O planejamento permite você criar um modelo mental do seu futuro. E um plano escrito permite você registrar manter este modelo consistente. Todo plano é até um certo ponto impreciso porque nós não sabemos realmente como o futuro vai ser. E o futuro é apenas uma projeção da nossa imaginação, ou seja, uma ilusão, porque você nunca existe no futuro, você somente existe no presente. Portanto planejamento e visualização não criam o futuro. Tudo o que eles podem fazer é afetar o seu presente. Mas usando uma visão congruente do futuro para tomar decisões a cada dia, você vai quebrando a inércia, permitindo enfim você a atingir os seus objetivos.
Eu não crio nenhum plano agora, e na maioria das vezes eu não tenho nenhum problema completando minhas metas. Planejamento parece ser um exagero. Por que eu deveria me incomodar com isso?
Se você não tem realmente nenhuma grande meta, você não precisa de um plano. Mas então é muito provável que você está abaixo da sua capacidade de definir objetivos. Por exemplo, se você tem um trabalho e define que quer aumentar o seu salário em 10% este ano, e você espera que para isso acontecer basta continuar trabalhando da mesma maneira com que tem trabalhado, então por que você precisaria de um plano detalhado? Bem, você não precisa de um. Mas esta é uma meta um tanto fraca, não é mesmo?
Agora e se você definir uma meta ambiciosa para aumentar o seu salário em 100% este ano? E você constata que é virtualmente impossível de acontecer de modo passivo no seu trabalho. Agora você tem que tirar as teias de aranha do cérebro e começar a pensar. Esta é uma situação em que você precisa pensar sobre onde você quer chegar em um ano para saber o que você precisa fazer nos próximos 30 ou 90 dias. Provavelmente não é muito claro qual o primeiro passo deve ser. As chances são boas de que há uma maneira de atingir esta meta, mas o caminho a seguir não é óbvio. Esta meta vai requerer que você seja proativo e consistente em suas ações pois não há como navegar passivamente uma meta como esta.
Agora imagine o cenário acima… e se depois de umas 15 horas de trabalho você pudesse produzir um documento passo-a-passo mostrando o que exatamente você precisa fazer para aumentar a sua renda em 100% dentro do próximo ano? Um plano que mostre claramente o que você deve fazer já nesta semana para começar. E o plano faz sentido para você, pode ser um plano difícil, mas que se você seguir você irá muito provavelmente atingir o seu objetivo. Neste caso não teria valido a pena investir as 15 horas planejando?
Por outro lado, o que é mais provável que aconteça se você tentar dobrar a sua renda sem ter um plano definido mas ainda assim tomando as melhores decisões que você pode? Neste caso é provável que você fique mais hesitante e incerto nas decisões que tomar, e que isso vai levá-lo a procrastinação. Você deve trabalhar para conseguir uma promoção na sua empresa? Buscar um outro emprego? Se demitir e começar seu próprio negócio? Iniciar um negócio em tempo parcial enquanto mantendo seu emprego? Deve fazer serviços de freelancer ou consultoria por fora? Você nunca vai se sentir confiante sobre qualquer destas escolhas a não ser que você tenha uma imagem mental clara de onde cada caminho vai levá-lo.
Pensamento nebuloso leva a indecisão na hora da ação. Pensamentos claros tornam mais fácil agir com firmeza e consistência. E metas realmente ambiciosas em geral requerem ações firmes e consistentes.
Portanto se você acha que realmente não precisa planejar, então provavelmente você não está definindo objetivos desafiadores o suficiente, e você não está tentando sair da sua zona de conforto. E se esta é a forma como você deseja viver a sua vida, isto está perfeitamente bem. Mas daí então por que você está lendo este blog? Por não tentar algo um pouco mais ambicioso? Defina a meta de dobrar a sua renda em um ano… ou de escrever e publicar o seu próprio livro… ou de passar um mês em um país onde nunca esteve… ou deixar de fumar, de perder 20 quilos… qualquer coisa que sirva de inspiração para você.
Uma coisa legal é que para muitas metas, já existem planos pré-fabricados para direcionar você até o seu alvo. Por exemplo, se você quer correr uma maratona, você pode encontrar pronto um plano de seis meses de treinamento que você pode seguir. Tal que se você executar cegamente cada um dos passos, você irá gradualmente aumentar o seu nível de resistência, e você irá conseguir terminar os 42Km no dia da corrida. Isto não significa que planos já prontos são fáceis de seguir do que os planos que você fizer do nada você mesmo, mas usando planos feitos e testados por outras pessoas pode te salvar algum tempo.
Eu tentei criar um plano por escrito uma vez, mas meus planos nunca funcionaram. Por isso eu desisti deste conceito. Tem algo de errado comigo?
Não há nada de errado com você. Planejamento é bastante, bastante difícil de fazer corretamente. É uma habilidade como qualquer outra que requer bastante paciência e prática para aprender. Se você sentar-se para criar um plano e ele não funcionar, então não use esse revés como razão para culpar o planejamento. Ao invés, considere que você simplesmente deve continuar a praticar sua habilidade em planejar e/ou executar seu plano. Ser capaz de definir um objetivo ambicioso, de criar um plano para completá-lo, e então executar o plano todo até a vitória é uma habilidade que pode levar uma vida inteira para levar a maestria.
Como você cria os seus planos? Quais ferramentas você usa?
NOTA: Algumas destas ferramentas são ultrapassadas pois o artigo original foi publicado há mais de 15 anos. O conteúdo abaixo foi incluído para prover melhor contexto. Além disso alguns dos métodos organizacionais ainda são válidos, em particular o papel e caneta, ou no meu caso lápis – Tiago Owzzy
Ao longo dos anos eu tentei diversas ferramentas para planejamento e de gestão da vida, e eu tenho algumas opiniões bem fortes sobre alguns deles. Eu estou certo que muitas pessoas vão discordar comigo, e está tudo bem. Isto é totalmente a minha opinião pessoal em relação às minhas próprias experiências.
MS Outlook – Uma porcaria. O lema deste programa deveria ser, “De Golgafrinchanianos para Golgafrinchanianos”. Eu sei que algumas pessoas amam esse programa. Eu não sou uma delas. O maior problema do Outlook é a sua inflexibilidade. Você está preso a usar um único paradigma para planejamento e agendamento. Eu sou muito canhoto para aguentar usar este programa por mais do que uma semana. E se você não sabe o que um Golgafrinchaniano é, então lamento informar que você provavelmente não é um.
Palm ou outros PDAs – O paraíso dos Golgafrinchanianos. Mesmo tendo a tecnologia tendo melhorado bastante desde que comprei meu Palm IIIxe alguns anos atrás (e agora está guardado no armário), a maioria dos programas de organização praticamente nem merecem ser mencionados. Telas pequenas, inflexíveis, interfaces chatas (caneta e papel são frequentemente mais rápidos) faz desta uma escolha ruim. Eu prefiro pensar fora da caixa, e esta é uma caixa bem pequena.
Nota: obviamente muita coisa mudou nos últimos 15 anos desde que este artigo foi publicado. Em 2021 um tablet ou mesmo um smartphone proveem ferramentas de gerenciamento bastante adequados aos mais diversos paradigmas de organização de ideias – Tiago Owzzy
Caneta e Papel – Este é o meu favorito de todos os tempos. É barato, razoavelmente rápido, prontamente disponível, e incrivelmente flexível. Tente desenhar um mind map em um PDA, ou visualizar seu calendário, lista de tarefas, e plano bimestral simultaneamente naquela telinha. Você pode espalhar diversas folhas de papel e rapidamente mover de uma folha para a outra – uma superfície imensa. Programas tentam replicar a flexibilidade do papel, mas o papel ainda é melhor e mais rápido para certas coisas. Claro que a maior desvantagem do papel é que é entediante de editar e atualizar, e eu estou certo que você pode pensar em alguns outros problemas do papel também.
Editor de Texto – Não é ruim. Não é tão flexível quanto o papel, mas é bem mais flexível que ferramentas de planejamento dedicadas. Você pode usar qualquer paradigma de planejamento que quiser, e você pode trocar de paradigmas sem ter que trocar de programa. Você pode usar paradigmas diferentes para diferentes partes do seu plano. – de cima para baixo, de baixo para cima – a escolha é sua.
Nota: A seguir o Steve descreve uma ferramenta que se tornou obsoleta ao longo dos anos. Eu pessoalmente uso ferramentas diferentes que eu acredito possuem tanta ou mais flexibilidade que o Action Outline. São elas: Microsoft OneNote: , este programa permite sincronizar mensagens entre diversos aparelhos, indistintamente. Estou usando o OneNote para gerenciar e editar este texto. Também uso o FreeMind, um programinha em Java para montar mind maps, há muitos outros disponíveis na internet. Se você já usa algum programa de planejamento e organização, compartilhe através da seção de comentários no fim desta página – Tiago Owzzy
Action Outline – Este é o meu programa favorito que eu uso para planejamento de mais alto nível. Eu o uso todos os dias. Na superfície ele não parece ser realmente uma ferramenta de planejamento. O programa funciona como uma combinação do Windows Explorer com MS-Word. No lado esquerdo da tela, você uma estrutura similar a diretórios. E no lado direito da tela, você tem uma área para editar textos. O que este programa permite você fazer é criar pequenos textos sobre qualquer coisa que você queira e organizar-los de acordo um uma estrutura hierárquica. Você pode expandir ou minimizar elementos dessa estrutura da forma como quiser, ver seus planos de um ponto de vista amplo, ou navegar em detalhes específicos daquela seção. O que eu gosto mais sobre este programa é que ele se encarregar de gerenciar a estrutura hierárquica para você, as ele não força você a usar nenhum paradigma específico. Você pode utilizar-lo meramente como um editor de texto e digitar todo o seu plano em um único arquivo. Ou você pode desenvolver um plano inteiro no formato de um esquema e nem sequer usar a funcionalidade de editor de textos que ele oferece. Você também pode usar uma combinação dos dois. Na medida que vou tentando novos formatos e modelos de planejamento eu descubro que este programa consegue se adaptar. Numa ocasião eu o utilizei para criar um plano de 90 dias para minha vida, em outra para esboçar um livro, e ainda uma outra para escrever uma discurso. E o melhor de tudo, este programa é extremamente rápido, e muito simples de alternar de uma parte do plano para outro. Eu recomendo baixar a versão de teste para você ver se gosta também. Há outros programas similares na internet, mas este é o meu favorito.
Quais são os documentos individuais que você cria para gerenciar o seu tempo, e como você os usa?
Calendário – Primeiro, eu tenho um calendário anual, uma página por mês. Eu compro na minha papelaria preferida pelo equivalente a cerca de 30 a 50 reais. Um calendário de papel funciona muito bem para mim porque meus horários não são totalmente preenchidos com compromissos, somente uma parte pequena do meu trabalho precisa ser feito em uma data e hora específicas. Mas se eu tivesse muitos compromissos no mesmo dia eu provavelmente usaria um calendário mais sofisticado. Eu não uso o calendário para agendar o meu dia, ele é usado apenas para registrar coisas que precisam acontecer em um dia específico. Por exemplo, na próxima semana eu vejo que tenho uma reunião com os Toastmasters na quarta-feira, uma reunião com meu planejador financeiro na quinta-feira, e uma competição de apresentação ao público no sábado. E estes são os meus agendamentos para esta semana.
Lista de Valores e Declaração de Missão – Eu mantenho uma lista dos meus valores como mencionado no fim da minha página ‘Sobre’ no meu site, juntamente com a declaração da minha missão. Sempre que eu tenho que tomar uma decisão importante de longo prazo, eu consulto os meus valores e a minha missão. Ambos são mantidos na ferramenta “Action Outline” de maneira que eu posso abri-los rapidamente e a qualquer momento usando um atalho do teclado.
Lista de Metas – Esta é uma lista com todas as minhas metas de longo prazo (qualquer coisa 90 dias na frente ou mais). Algumas destas levarão mais de dez anos para atingir. As metas são organizadas em categorias (física, social, carreira, financeira, etc.). Esta lista também é mantida em “Action Outline”. Eu olho essa lista ao menos uma vez por semana, e eu atualizo ela a cada uma ou duas semanas.
Lista de Projetos – Esta é uma lista de todos os projetos que tenho, mantidas em “Action Outline”. Para criar esta lista eu reparto as minhas metas maiores em projetos individuais, que possam ser medidos e atingidos. Por exemplo, se uma meta é ganhar uma certa quantidade de dinheiro, então o projeto definiria o que eu tenho que fazer para ganhá-lo. Estes projetos são organizados por ordem de prioridade, e eu frequentemente adiciono notas abaixo do título de cada projeto para juntar ideias para cada um. Assim se do nada eu tenho uma ideia para um dos meus projetos ativos, eu posso digitar essas ideias rapidamente e voltar para o projeto em que estou trabalhando no momento.
Plano de 90 Dias – Este é o meu tipo de plano para tudo que eu preciso fazer dentro dos próximos 90 dias, como expliquei em um post anterior sobre o tema de planejamento. Eu também mantenho os meus planos no Action Outline. Eu repasso eles todos os dias e os atualizo semanalmente. E uma vez a cada três meses eu os refaço completamente.
Plano de metas para 30 dias – Esse é um documento contendo as minhas metas e planos de curto prazo para o que eu intenciono fazer nos próximos 30 dias, também mantido no Action Outline. Eu reviso e atualizo esses planos ao menos uma vez por semana. O propósito deste documento é definir os próximos 30 dias dos meus planos de 90 dias, dividindo este em etapas mais simplificadas e mais fáceis de executar e medir. Há bastante vai e vem entre trabalhos nesse planejamento de 30 dias e os planos de 90 dias.
Agenda de 30 dias – O meu plano de metas de 30 dias é então dividido em semanas e em dias. Eu programo então a minha agenda para as primeiras uma ou duas semanas e defino que tarefas e atividades vou completar em cada dia. Ou seja eu pego o meu plano de metas de 30 dias e divido em passos individuais que devem ser realizados para atingir as minhas metas. Eu decido em que dias eu preciso completar os passos. Note que para isso eu não uso um calendário, mas sim uma lista de itens no Action Outline, o que é rápido e fácil de editar, e que me permite ver o que eu tenho programado para os dias seguintes. Eu também pego os meus compromissos da minha agenda de papel e os insiro na minha agenda de 30 dias. Eu acho este método de programação de tarefas o mais eficiente que encontrei até agora. O calendário de papel é usado principalmente para agendar itens que passam dos 30 dias, de outra forma eu não preciso de papel para programar tarefas a curto prazo. Esta agenda requer definir em que dias as tarefas serão realizadas. Não é necessário subdividir as tarefas mais do que isso. Eu atualizado este documento todos os dias.
Lista diária de tarefas – Ao fim de cada dia, eu reviso a minha agenda de 30 dias para checar o que tenho definido para o dia seguinte. Daí em um caderno eu faço uma lista que inclui todas as tarefas relacionadas as minhas metas que eu preciso completar no dia seguinte. Eu também adiciono tarefas espontâneas que possam ter aparecido nas últimas 24 horas, como retornar ligações ou mandar um email. Esta lista inclui tarefas pessoais e tarefas relacionadas aos meus negócios, juntamente com todas os meus compromissos (itens com hora determinada de início). Depois de criar a lista de tarefas para as próximas 24 horas eu crio uma agenda do que precisa ser feito a cada hora do dia. Eu gosto de trabalhar em intervalos de 2 horas, ou seja, eu basicamente divido meus dias em diversos desses intervalos com algumas partes dedicadas para descanso ou refeição entre os intervalos de trabalho. Assim eu consigo ver como o meu dia seguinte será e como deve terminar. Usualmente eu gasto entre 10 e 15 minutos para criar uma lista de tarefas para o dia seguinte. E ao mesmo tempo, eu frequentemente edito minha agenda de 30 dias. E raro que um dia se saia exatamente como o planejado, isso acontece em apenas uns 20% das vezes. Normalmente eu termino menos tarefas do que tinha planejado. Mas isso é OK, pois eu continuo fazendo mais com um plano do que sem ele.
Caixa de Entrada – Esta é uma gaveta plástica em cima da minha mesa. Qualquer pedaço de papel entrando no meu escritório deve primeiro ir na minha caixa de entrada, incluindo correio, cartões de contato, notas de conferências e de cursos, etc. Daí a cada alguns poucos dias eu processo e transfiro toda a informação acumulada na minha caixa de entrada para dentro do meu sistema, convertendo em metas, projetos, ações, ou apenas arquivar para futura referência. No momento em que eu escrevo esse parágrafo, minha caixa de entrada contém tarefas na minha última reunião do Toastmasers, notas de uma palestra de 3 horas sobre microbiologia e saúde que eu assisti na quinta, e um artigo de negócios que eu quero repassar em busca de ideias.
Caixa de Saída – Esta também é uma gaveta de plástico que fica em baixo da minha gaveta de entrada. Ela é usada para qualquer coisa que precise deixar meu escritório, como cartas para enviar. Esta está vazia a maior parte do tempo.
Armário de Arquivo – Trata-se de um arquivo de 4 gavetas que está sempre a apenas um braço de distância, que eu uso para armazenar qualquer coisa que eu queira guardar para referência. Itens que entram no meu escritório através da minha caixa de entrada normalmente acabam ali, no lixo ou na minha caixa de saída.
Eu espero que o conteúdo acima lhe dê uma boa imagem de como eu gerencio o meu tempo. Eu gosto deste sistema em particular, eu vejo que funciona muito bem para mim, e eu sempre continuo a melhorá-lo. Desde que a maioria das informações são armazenadas em Action Outline, eu consigo abrir estes documentos rapidamente através de um atalho no teclado. Isso o faz muito mais rápido de abrir do que um documento do Word por exemplo. E eu posso trocar entre os diferentes documento com apenas um click do mouse. Eu provavelmente abro documentos no Action Outline cerca de uma dúzia de vezes todos os dias em média.